Publicado por: Evandro Dias | 17/08/2012

Minhas experiências XXV

Estou tão entusiasmado com os banheiros compostáveis que o Fernando e sua equipe estão fazendo no marajó, torço para que essa campanha continue se espalhando pelos rios e igarapéis da Veneza Marajoara. Fernando Paraense é permacultor do Instituto e do Sítio Refanzenda em Santa Bárbara. Em 2010 visitou em São Sebastião da Boa Vista a RESEX Terra Grande Pracuúba, numa parceria com o CNS, DED e o próprio Instituto Refazenda.

Dessa parceria nasceu o primeiro banheiro de tonel compostável na comunidade da Estância, uma iniciativa magnífica para aquela região que fica seis meses alagada durante o inverno, sem saneamento básico os comunitários depositam os seus dejetos na mesma água que usam para cozinhar e tomar banhos.

primeiro banheiro tonel compostável na Estância RESEX(foto: Instituto Refazenda)

Julho deste ano foi lançada uma campanha, veja:

Por favor compartilhem a campanha! vamos ajudar!!!!! O Banheiro seco é simples como esse texto e essa campanha! Alimento que vira fezes, que vira adubo que volta a virar alimento. Milhares de famílias no Marajó vivem sem ter banheiro, suas necessidades são feitas no rio todos os dias, não só as fisiológicas como também a necessidade de pescar, navegar, cozinhar e até mesmo beber a água do rio. A solução para isso é simples, banheiros ecológicos sustentáveis e permaculturais que o próprio ribeirinho possa fazer com as suas condições. Com isso para fechar mais um projeto na terra onde moro, nessas férias lanço a campanha: Doe um banheiro ecológico para uma família marajoara. O custo do banheiro é R$170,00 (2 tonéis, assento, saída de ar, tela, e elástico). *Os 170,00 inclui um banheiro completo para uma família. *Os custos de logística para eu instalar o banheiro como alimentação transporte e por ai vai, sairão do meu próprio bolso. *Será feito um vídeo de 30 segundos da família agradecendo o doador do banheiro e apresentando o mesmo. Descentralize seu dinheiro, quanto você costuma gastar nas férias? Separe R$170,00 e faça uma família ser mais digna de si mesma. Todos os banheiros serão feitos até final de julho, na região do Marajó, mais precisamente nas comunidades ribeirinhas de são Sebastião da boa vista. (texto Fernando Paraense) Contato: Fernando – fernandoparaense@hotmail.com 91-88998808 Cláudia – 91-30330658 Rodrigo – angolacapu@gmail.com – 91 88021236 – 82100022

O Fernando merece todo nosso apoio, está bancando com recursos próprios por acreditar na melhoria de vida das pessoas marajoaras, infelizmente segundo ele algumas parceria de 2010 não existe mais. Mais o importante é que a semente foi plantada, agora é continuar a multiplicar.

Bombona ou Tonel para os banheiros compostáveis (foto:RUdrigo Braga)


Fernando instalando um banheiro em Boa Vista (foto: RUdrigo Braga)

clique aqui e veja mais sobre permacultura e o trabalho do Fernando, ou na sua página no facebook. clique aqui

Valeu Fernando, estamos juntos nessa idéia.

Anúncios

Responses

  1. Olá, Sou Engenheira Sanitarista e Ambiental, Adorei essa alternativa de tratamento… como posso saber mais sobre os detalhes construtivos desse sanitário, gostaria de reproduzir essa alternativa nas comunidades que trabalho!!

    Espero respostas…

    • Olá Andrielle,
      Quem pode te dar mais detalhe é o Fernando Normando Paraense, ele sabe tudo sobre esse assunto.

      Se você tiver facebook, procura ele nesse endereço abaixo ou por e-mail:
      http://www.facebook.com/fernando.paraense
      fernandoparaense@hotmail.com

      O Fernando vai implantar o banheiro seco num sitio que compramos, mais isso só no ano que vem. Por enquanto não tenho muita experiência, só sei que é uma alternativa muito boa.

      Abraços e qualquer coisa a mais faça contato se puder ajudar é um prazer,
      Evandro Dias

      • obrigada!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

  • Nenhuma categoria
%d blogueiros gostam disto: