Publicado por: Evandro Dias | 03/06/2012

Minhas experiências XX

Incrível como a monocultura tira toda a beleza de um lugar, destruindo o meio ambiente e enriquecendo uma minoria de pessoas.

É em Negros Occidental que a plantação de cana-de-açúcar destruiu 95% da floresta nativa, restando apenas 5%. Para onde se olha é plantação de cana, são treze fábricas de açúcar e uma fábrica que produz rhum álcool.

eles dizem que tem o sorriso doce.


Ao fundo o vulcão kalaon, lá em cima ainda tem um pouco de floresta

Imaginem a quantidade de veneno que é usado na platanção dessa cana. Tem uma fábrica que só fabrica fertilizante para os fazendeiros de cana de açúcar como eles gostam de ser chamados.

Como sempre acontece, o “desenvolvimento” causa a destruição do meio ambiente, deixando ricos só umas dúzias de pessoas que têm a posse da terra. Desenvolvimento? Num estado onde os trabalhadores que trabalham o dia inteiro no cultivo da cana ganham 150 pesos, o equivalente a R$ 6,97 (seis reais e noventa e sete centavos)? Essa é a monucultura que chega e acaba com o cultivo diversificado de outras culturas.

trabalho pesado


trabalhador carregando fertilizante para cana

Na semana passada viajei para Leyte do Sul, Julia foi a trabalho e eu fui para cuidar da Milena. Fiquei encantado com a beleza de lá. Tudo ao contrário daqui de Negros Occidental.

Uma cultura diversificada, que produz arroz, abacá, cassava, milho, banana, batata doce e côco. O mais bonito de tudo é uma imensa floresta preservada.

floresta de leyte do sul

casa no meio da floresta

Leyte do sul é um dos melhores lugares para mergulhar, possuí muitos corais que são fantástico, infelizmente só sei fazer snorkeling.

fazendo snorkeling

enfim, Bacolod é extremamente quente pela destruição da floresta e poluida pela frota de carros e jeepney, ar fresco talvez numa outra geração.

Leyte pelos menos eles podem se orgulhar de terem uma floresta super linda e muito ar fresco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

  • Nenhuma categoria
%d blogueiros gostam disto: