Publicado por: Evandro Dias | 26/04/2012

Minhas experiências XIX

PAIS (Produção Agro Ecológica Integrada e Sustentável).O Pais é um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. Para conhecer mais sobre esse projeto, assista o vídeo.

Um projeto perfeito, se encaixa na realidade de muitos pequenos agricultores marajoaras. Fiquei tão alegre ao saber do projeto que quando, no ano passado, Raimundo, meu irmão, me contou que ele e mais outro irmão tinham sido beneficiado com dois kit do PAIS, disse a eles para agarrar com unhas e dentes, principalmente pelos objetivos do programa que são:

• Reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade;
• Diversificar a produção;
• Utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos;
• Alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades;
• Produzir em harmonia com os recursos naturais.

Uma pena que depois de um ano, meus irmãos desistiram do projeto pela enrolação de quem estava coordenando no Marajó.

Agora vi uma entrevista do idealizador do projeto que alegou já foram implantados mil e duzentos PAIS em todo Brasil em um ano. Talvez ele não saiba que lá no Marajó o projeto ainda está na fase da enrolação.

Promessa teve muita. Porém, nem o material foi entregue para os meus irmãos. Com a saída dos meus irmãos, o secretário de agricultura do município, parceiro do Sebrae, convenceu meu Pai a ficar com o projeto, dizendo que agora era para valer. E chegou realmente o material. Agora, a assistência técnica – fundamental para o sucesso do projeto – nada.

Falei pro Papai não se estressar com isso e fazer sem ajuda técnica. Tenho experiência e posso muito bem orientar ele daqui das Filipinas.

E o Papai não contou o dia santo. Fez mesmo.

Trabalho começado

Construiu a casa, fez os canteiros, e agora ja plantou algumas verduras. O Papai está fazendo e eu tenho certeza que vai lhe trazer bons resultados. Até porque lá tem uma riqueza de esterco de caroço de açai, de galinha, bovino e serragem além de muita folhagem para fazer composto.

Responses

  1. Vando, é muito bom ver vc compartilhar experiências a milhares de quilômetros de distâncias e, o melhor ainda, é vc não esquecer da nossa tão linda terra. Curti ver o Crispin na internet.
    sucesso amigo e muita saúde.

    • Grande Francisco Miguel!!!

      Muito obrigado amigo pelas palavras, gostaria que as pessoas que tem um pedaço de terra cultivasem pelo menos uma horta pequena.

      Uma abração amigão e saudações para o tio Jora.


Deixe um comentário

Categorias

  • Nenhuma categoria
