Publicado por: Evandro Dias | 24/02/2012

Minhas experiências XVI

Compartilhar minhas experiências no cultivo de horta orgânica tem sido muito especial para mim, o resultado na prática tem sido muito bom, mais do que o esperado. Logo no começo foi um pouco difícil conter as formigas, besouros, joaninha e outras tantas variedades de insetos.

Não acabei com eles, é impossível quando se produz organicamente, aprendi que produzir frutas e verduras orgânicas é preciso plantar misturando uma com outra pois apartir daí elas ficam resistente à qualquer tipo de praga ou inseto.

Borra do café aqui em casa não se joga fora, vou coletando para fazer o composto, assim como resto de fruta e verdura, também não perco uma folha que cai de umas palmeiras em frente da casa e quando faço a capina do jardim também aproveito o mato. Tudo isso vai para uma composteira feita de bambú do qual, depois de alguns meses, retiro um ótimo composto que é essencial para a produção dos orgânicos.

ótimo composto


composteira de bambú

Os dois meses que estive no Brasil, procurei passar essa minha experiência principalmente para minha família, o resultado foi muito bom também. Não só a minha família tem um potencial grande para produzir de forma sustentável, mas toda a comunidade do Cariá e Pracuúba Grande. Pena que falta incentivo. Não precisa fazer algo grande; basta plantar dois pé de cada espécie que já está bom demais.

Fiz um pequeno “tendal” de açaizeiro na beira do rio, arrumei uns paneiros de arumã com minha tia, esterco de carroço de açai era o que mais tinha espalhado pelo quintal de casa. Plantamos cebolinha, tomate, pimentão, alfavaca, alho, chicória, pimenta cheirosa e cuminho. Não deu outra, foi sucesso garantido, minhas irmãs nunca tinham conseguido produzir tomate, mas dessa vez foi diferente. O custo da obra foi zero, não comprei nada, o custo foi só a mão de obra – coisa de um dia de trabalho.

tendal que fiz para horta

Essa é uma pequena horta da minha tia Joana no Rio Pracuúba Grande, um bom exemplo a seguir.

É simples é só colocar o esterco(composto) do caroço do açai na cesta de arumã e plantar

Uma pena que ninguém dá valor para o caroço do açai e a maioria joga fora muitas vezes na água. Na foto embaixo mostra como são desperdiçado toneladas de caroço de açai em São Sebastião da Boa Vista. Isso só Numa Batedeira de açai.

Rua do Forúm, uma riqueza jogado fora.

Falei antes aqui que lá na casa dos meus pais por muito tempo o carroço do açai era jogado fora, muitas das vezes até na água, por tremenda falta de conciência. Agora é diferente: as mais de dez toneladas de caroço de açai produzidas por ano têm um destino diferente.

composto do caroço do açai, sem dúvida tem tudo de nutrientes que uma planta precisa

composto do caroço do açai, do cariá

Meu cunhado Valdo, cortando capim pra facilitar a compostagem

revirando o capim pra ser mais rápida a compostagem

Cheguei no começo de janeiro aqui em Bacolod, reativei minha pequena horta usando composto orgânico produzido nesse periodo de quatro meses ausente.

Vejam:

cheiro verde


plantado com composto produzido na composteira


tomates orgânicostomates orgânicos


coentro ou cheiro verde


Outra fotos na página da horta em cima.
Valeu e um abração a todos.

Responses

  1. Meu querido compadre Evandro. Desculpe a falta de comunicação…estou em falta cm o senhor…mas estava na resex verde para sempre…coletando os dados do doutorado… Encontrei o Baia do CNS, ele estava coordenando um intercambio de vários extrativistas de resex do marajo. Tinha gente concerteza do pracuuba, mas infelizmente não tive como encontrá-los. Muit legal a sua experiência com produção orgânica…muito bonito e parabéns. Seguimos conversando pelo e-mail. Um forte abraço e lembranças para as suas meninas.

    • Meu compadre me mande um açai grosso daí de Belém!!!

      Bom demais ter notícias suas e dos extrativistas do CNS. Estou sempre querendo notícias sobre a RESEX Terra grande Pracuúba, afinal das contas tive a oportunidades de trabalhar com esse povo lá.

      Obrigado pelas informações, nos falamos no skype
      Abração compadre.

  2. Oi Evandro,

    Gosto muito ler o seu blog. E interessante compartilhar a sua vida la no outro lado do mundo. Continua assim.
    Abraco para a sua familia.
    Fred, Paula e Cássio

    • Valeu Frédéric,

      Muito obrigado pelo comentário. Um grande abraço para vocês três de nós três.

      Evandro, Julia e Milena.

  3. Oi amigo!
    Sempre legal ler sobre suas experiências na agricultura orgânica. Parabéns!

    Abração,
    Walter

    • Grande Walter,
      Um abração e obrigado pelo comentário.


Deixe um comentário

Categorias

  • Nenhuma categoria
