Publicado por: Evandro Dias | 21/02/2011

Minhas experiências IV

Aos amigos que de vez em quando, dão uma espiadinha aqui, mais informações deste pequeno país.

As Filipinas tem um clima tropical marinho dominado por uma estação chuvosa e uma estação seca. A monção de verão traz chuvas para a maioria do arquipélago de maio a outubro, enquanto a monção de inverno traz o ar mais frio e seco de dezembro a fevereiro.

A agricultura filipina produz arroz, milho, mandioca, batata, frutas tropicais, cana-de-açúcar, tabaco e coco. A pecuária inclui a criação de búfalos, bois, cabras, porcos e aves. A pesca marítima fornece anchova, atum, caranguejo, lula, bangus, lapu-lapu, camarão e esponja. Como sou um papa-chibé, e sei o quanto é gostoso um chibé com jabá assado ou um camarão frito, estou me rendendo ao arroz, até porque não tenho outra escolha. Lógico que não dispenso por nada uma tigelada de açai, só que infelizmente aqui não tem. Pensando bem tudo está relacionado as culturas de cada povo. O que seria da população do Marajó se não tivesse farinha de mandioca? Lembro-me de uma época que não tinha farinha, era muita luta pra se conseguir alguns kilinhos, minha vó cozinhava cará-da-terra para colocar no açai, confesso que não era uma boa idéia, só que era a única saída. Ja pensou açai com arroz? Pra mim não combina, cada um com o seu cada um e ponto final.

O arroz é consumido por todos os filipinos, eles comem arroz em todas as suas refeições. Eu ja pensei várias vezes o que seria desse povo sem o arroz? São os costumes que fazem com que cada nação viva de acordo com o que tem. Porque os Marajoaras são fissurados no açai? Porque eles tomam açai desde que se entende como gente. E assim são os Filipinos comem arroz desde criança, não só eles mais todo Povo Asiático. No Brasil é muito diferente pela sua dimensão geográfica, no sul do Brasil a cultura se torna mais européia, e as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, e lógico os os costumes são outros. E eles não tomam o nosso chibé nem na bala.

Voltando a falar das Filipinas, e o temos mais por aqui. Das florestas, extrai-se madeira só que está acabando. As principais riquezas minerais são ouro, prata, cobre, carvão, níquel e sal. A indústria se destaca nos ramos petrolífero, alimentício, têxtil, do vestuário, do tabaco. Seu PIB, de US$ 117,6 bilhões, ocupa o 118º lugar no mundo.

Já disse antes que as Filipinas é composta por 7.107 ilhas, algumas são bem pequenas e habitadas. O governo é organizado em hierarquia de unidades de governo local, em que a província é a unidade primária. As províncias subdividem-se em cidades e municípios que, por sua vez, se compõem de “barangays”. De novidades mesmo são os Chefes dos Barangays, eles são eleitos “democraticamente” pelo povo que mora no Barangay. Barangay traduzindo é o que nós chamamos de Bairro que são as menores unidades de governo, segundo fonte do governo existe um total de 41,995 barangays em todas as Filipinas, com exceção da Região Autónoma Muçulmana de Mindanao e NPA (News Peoples Army) Novo Exército do Povo, exército guerrilheiro dirigido pelo Partido Comunista das Filipinas. Como tem alguns lugares que são controlado pela guerrilha somos proibido de visitar, principalmente em Mindanao.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

  • Nenhuma categoria
%d blogueiros gostam disto: