Publicado por: Evandro Dias | 23/09/2010

Minhas experiências

Como estou do outro lado do mundo, achei interessante a idéia de criar este blog, primeiro porque que é, a melhor maneira de contar para vocês meus amigos, minha experiência, tanto na Alemanha bem como nas Filipinas. Por outro lado podemos trocar informações e matar um poucoquinho da saudade.

Sou caboclo Marajoara, que nasci e me criei no mato, diz a história que nós somos descendente dos “Nheengaíba” índios, que pacificado em 1659 pelo Padre Viera, misturado com os escravos e imigrantes Africano Português. Juro que não sabia sobre a minha origem, só descobrir em julho deste ano. Dizem também que o “Homem marajoara” é um tipo especial, no seu modo de se vestir, em sua natureza e na maneira de pensar e olhar a vida, e se difere de todos os outros Brasileiros.

Agora estou morando em Bacolod City, ou seja na cidade de Bacolod na Provîncia de Negros Occiddental nas Filipinas. Fiquei três semanas em Manila, a capital das Filipinas, ja faz mais de um mês que chegamos aqui. A Julia trabalha para o serviço de Cooperação Alemã, em parceria com o Governo Provincial de Negros Occidental.

As Filipinas tem um clima muito parecido com o da Amazônia, tem muitas variedades de frutas, além da cana-de-açúcar, manga, banana, arroz e milho. Peixe dá no meio da canela, e os Filipinos comem peixe de dia, de noite e de madrugada, acompanhado sempre do arroz branco, de manhã sinto o cheiro de peixe frito saindo das casas, o peixe preferido deles se chama “Bangus” e também o “ Lapo-Lapo”. Carne de boi por aqui é muito dificil de encontrar, tem mais é muito pouco e importado, Búfalo tem bastante, e eles o chamam de Carabau.

Também tem muito porco, ele assam o porco inteiro, dentro do porco eles colocam capim-guiné, ou seja, capim marinho como eu conheço. Toda festa importante não pode faltar o “Lechon” que é o porco inteiro assado.
Galinha tem bastante, diferente da a galinha da granja do Brasil. É um tipo de galinha caipira, só que muito pequena em relação com o caipirão que o Papai está criando lá no Cariá. Falando em galinha aqui é muito famoso a briga de galo, é impressionante a quantidade de galo de brigas que tem aqui nas Filipinas, tem vários estádios que todo dia tem competição, dizem que rola muita grana.

O Idioma aqui em Bacolod é o Inglês e o Idioma nativo deles é o Ilongo, em Manila se fala Tagálogo, em Mindanao se fala Visayas, e assim vai, dizem que nas Filipinas tem mais de cem idomas nativos.

Meu único problema é, que todos pensam que eu sou Filipino, eles dizem que sou parecido, mas eu não concordo, tenho certeza que sou mais bonito. Em qualquer lugar, seja no supermercado, no Jeepney, no mercado, sempre querem conversar em Ilongo comigo. Me divirto um pouco com isso, ao ver a reação deles quando falo que não sou Filipinos. Todos ficam pedindo desculpa. Por outro lado é bom pois quem é estrageiro aqui eles chamam de “jho”, é como no Brasil que se chamapara um estrangeiro de gringo.

As opções de meios de transporte são muitas como por exemplo: Jeepney, tricycle e bycicle, esse são os mais populares. Os Jeepney são cheios de estilo, cada um tem uma pintura diferente do outro, eu acho muitos bonitos.

Aqui postarei umas fotos, as quatros primeiras são da Filipinas e as outra quatros são das Alemanha:

Na Alemanha o custo de vida é extremamente alto, e por isso tem que ter um bom emprego, para garantir o sustento. Pois numa cidade desenvolvida se não tiver uma situação financeira boa, como diz o ditado popular”você está no mato sem cachorro”. Não entendo muito bem de números mais vou comparar algumas situações, para que possamos entender como funciona. Vamos comparar as moedas, na Alemanha 10,00 reais é equivalente a 4,30(quatro euro e trinta centavos), nas Filipinas é 252,46(duzentos e ciqüenta e dois mil e quarenta e seis centavos), com 10,00 reais no Vero-Peso você toma um açai com peixe frito e ainda sobra uns 2 reais, na Alemanha com 4,30 euro no bolso você toma quatro sorvete de uma bola, nas Filipinas com 252,46 num restaurante popular tipo o Vero-Peso, você almoça quatro vezes. Feito essa comparação dá para se ter uma idéia como o Brasil, Alemanha e Filipinas são muitos diferente, cada um com estilo de vida diferente, assim como no Brasil as regiões se difere uma da outra. Como diz a Minha Mãe- É isto aí! Outras informações postarei depois, não é uma coisa profissional mais o suficiente para contar um pouco dessa minha experiência.

Deixe um comentário

Categorias

  • Nenhuma categoria
