Publicado por: Evandro Dias | 23/09/2010

Filipinas em resumo

Manila é a capital das Filipinas e a segunda cidade do país em número de habitantes. A cidade está situada na costa oriental da baía de Manila, junto à desembocadura do rio Pasig, na ilha de Luzón.

Ocupando uma área total de 38,3 km 1 é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, com mais de 1,6 milhões de habitantes. Apenas a vizinha Quezon, a antiga capital do país é mais populosa. A área metropolitana é a segunda mais populosa do Sudeste Asiático. Foi fundada em 24 de junho de 1571 pelo conquistador espanhol Miguel López de Legazpi, havendo sofrido ao longo de sua história diversos episódios bélicos, que provocaram a perda de parte de seu rico patrimônio arquitetônico e cultural.

Geografia

Manila ocupa uma posição única nas Filipinas, tanto por ser a capital do país como por ser igualmente a capital de sua área metropolitana, composta por várias cidades e treze municípios. Limita ao norte com as cidades de Navotas e Caloocan, a nordeste com Cidade Quezón e San Juan del Monte e ao sul com a cidade de Pasay. A oeste da cidade encontra-se a maravilhosa baía de Manila.

Situada na costa oriental da vasta e profunda baía homônima, bem protegida pela península de Bataan e fechada sua saída ao mar da China pelo ilhéu de Corregidor, estende-se na desembocadura do rio Pasig que a divide em duas partes. Ao sul se encontra o antigo centro espanhol de Intramuros, solar da cidade amuralhada. No norte encontram-se os modernos bairros residenciais e comerciais. A zona industrial concentra-se na região portuária.

Manila é o centro de “Metro Manila”, nome pelo qual é conhecida sua região metropolitana que conforma uma metrópole de mais de 12 milhões de habitantes até 2007, e segundo fontes não oficial esse número hoje é de aproximadamente 16 mlhões de habitantes, que compreende as cidades de Quezon, Caloocan, Pasay, Taguig, e Manila. Também pertencem a ela os seguintes municípios: Navotas, Malabón, Valenzuela, Mariquina, Pasig, Mandaluyong, San Juan del Monte, Makati, Taguig, Parañaque, Las Piñas e Muntinglupa. Metro Manila é dirigida por um governador que gestiona seus serviços através de diferentes escalões administrativos.

Economia

Depois da independência de 1947, houve uma mudança na política econômica das Filipinas, de estímulo às exportações à substituição de importações. A região próxima à capital foi a grande beneficiada das políticas de substituição das importações. A base industrial da cidade tem se incrementado nas décadas recentes para incluir produtos têxtis, publicações diversas, gráficas, comida processada, e a manufatura de tabaco, pinturas, produtos medicinais, óleos, sabão e madeira.

Culturas Festival da Máscara

Uma diversidade muito grande de cultura, em Bacolod tem em setembro o Festival da Máscara e um calendário cheio de outras festas cultrais pela Provincícia de Negros Occidental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

  • Nenhuma categoria
%d blogueiros gostam disto: